IDESCOMlab

 

A IDESCOM desenvolve grande parte da sua atividade de acordo com o conceito IDESCOMlab, um laboratório para a concretização de processos colaborativos, que têm como objetivo iniciativas de aproximação dos mercados de ensino e de aprendizagem com a inserção e reinserção profissional.

O projeto IDESCOMlab constitui-se como um acelerador de inovação, desenvolvido a nível regional e local, através da concretização de projetos de parceria, que tenham como objetivo a instalação de iniciativas de desenvolvimento económico e social.

A aproximação da Academia à indústria, com a identificação de competências necessárias aos mercados de emprego em mutação, o estabelecimento de parcerias de investigação e de formação, direcionadas para a inserção e reinserção de ativos na vida profissional, são eixos de intervenção prioritários da estratégia do  IDESCOMlab.

De acordo com este conceito e com a metodologia de trabalho instalada, a IDESCOM promove projetos que dão a resposta a necessidades específicas de pessoal qualificado com as competências requeridas para o desenvolvimento das empresas, através de instrumentos de aproximação a ofertas de formação, nacionais e europeias, direcionadas para a inserção, reinserção e requalificação profissional nos respetivos setores de atividade.

Através de projetos específicos de desenvolvimento económico e social, no âmbito regional e local, a IDESCOM promove e organiza candidaturas a programas nacionais e europeus de apoio à formação, à inovação e ao emprego, tendo por objetivo a mobilidade de formandos e de profissionais no espaço europeu. 

PROJETOS  DE QUALIFICAÇÂO E REQUALIFICAÇÂO PROFISSIONAL

Na sua atividade  como consultora em projetos colaborativos entre a indústria e os sistemas de formação e de requalificação profissional, a IDESCOM identifica e articula as necessidades da indústria com as ofertas de formações profissionalizantes direcionadas para o emprego.

Pode saber mais aqui.

OUTROS PROJETOS

EnREDES

O projeto EnREDES visa aproximar e manter em contacto parceiros de um mesmo projeto,em territórios geograficamente distantes, no país e além fronteiras.

Este projeto, dada a dispersão geográfica das escolas parceiras da EDP Distribuição/E-REDES para o desenvolvimento do Curso Técnico/a de Redes Elétricas, permite assegurar a permanente articulação entre essas escolas, os seus alunos, os professores e outras entidades, nomeadamente as universidades. Com o apoio inicial da Microsoft, o projeto  EnREDES utiliza uma plataforma online, para disponibilizar materiais técnicos e trabalhos de professores e de alunos, realizar aulas partilhadas em tempo real para todas as escolas envolvidas no projeto, assegurando um conjunto de funcionalidades diversas que promovem uma aproximação efetiva entre todos intervenientes. 

ACADEMIAS DE FORMAÇÃO

No quadro dos projetos que a IDESCOM acompanha, promove, sempre que do interesse das entidades parceiras, a instalação de Academias de Formação.

Em 2016/2017, a IDESCOM assessorou a ALSTOM/GE na criação de uma escola corporativa, destinada à formação interna dos seus colaboradores e à formação externa de adultos interessados em adquirirem novas competências na área da metalurgia. 

Entre 2016 e 2018 a IDESCOM assessorou o Grupo Pestana para a criação da Academia Pestana, que tem por objetivo o desenvolvimento de uma marca Pestana de formação profissional, dirigida preferencialmente aos seus próprios colaboradores, mas que promoverá, também, formação externa especializada no ramo da hotelaria e turismo, nomeadamente para alunos inseridos no sistema de ensino, através de parcerias com escolas públicas e privadas.

PROJETO DRIVES

Consórcio europeu de 24 parceiros de 11 países, de que a IDESCOM é um dos 4 parceiros nacionais, é uma blueprint que visa a divulgação e o reconhecimento das competências necessárias à indústria automóvel na próxima década, apresentando soluções de capital humano para toda a cadeia de valor do setor. Venha saber mais aqui.

 

PDRIVES

                                                                            CONTATOS

                                                               Rua Ilha do Faial, nº 60, 3º Dtº 

                                                                       2775-800 Carcavelos

                                                                                Portugal

                                                                  Telefone: +351 966 640 971 

                                                             E-mail: ass.idescom@gmail.com