MoradaRua Ilha do Faial, n.º 60 3º Dtº  2775-800   Carcavelos

EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO

EDP DISTRIBUIÇÃO

Desde 2014/2015, que a EDP Distribuição, por iniciativa e com a assessoria da IDESCOM, estabeleceu parcerias com escolas secundárias para o desenvolvimento, primeiro de cursos vocacionais, atualmente profissionais, de Técnico/a de Redes Elétricas, nível IV. 
Este projeto, inicialmente desenvolvido apenas em Lisboa, na Escola Secundária António Damásio, foi alargado a outros pontos do país a partir de 2015/2016, com cursos a funcionar na Escola Secundária de São Pedro, em Vila Real e na Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes, em Olhão. Em 2016/2017 o projeto continuou em expansão, com um curso a funcionar no Agrupamento de Escolas de Pedrouços, na Maia, e em 2017/2018 iniciaram-se cursos no Agrupamento de Escolas de Seia, em Seia, e na Escola Secundária de Loulé, em Loulé. Está a ser considerada a possibilidade de alargamento a outras zonas do país em 2018/2019.
No seu início estes projetos contaram com o acompanhamento e/ou colaboração do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL), da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e da Universidade do Algarve (UALG).

 

ALSTOM/GE

De 2013 a 2017, a IDESCOM assessorou a ALSTOM Portugal, hoje ALSTOM/GE, primeiro para a criação e o desenvolvimento de um curso vocacional secundário, de nível IV, de Técnico/a de Fabrico de Componentes de Construção Metálica.
Este curso, que em 2013 não fazia parte do Catálogo Nacional de Qualificações (CNQ), foi criado com conteúdos técnicos desenvolvidos pela ALSTOM/GE, de acordo com um perfil profissional que corresponde aos desafios futuros do sector da metalomecânica e encontra-se atualmente incluído no CNQ desde 29 de janeiro de 2015.​
Este projeto foi desenvolvido em parceria com a Escola Secundária Sebastião da Gama, em Setúbal, e pelas caraterísticas inovadoras de que o processo colaborativo entre a escola e a empresa se revestiu, suscitou grande interesse por parte do Ministério da Educação e de visitantes estrangeiros, nomeadamente  o Ministro da Educação da Turquia, H.E. Mr. Nabi Avci, e ministra alemã da educação e investigação, Prof. Dr. Johanna Wanka.
Os mais de 50 alunos que terminaram o curso foram de imediato recrutados pela empresa.

PT (PORTUGAL TELECOM/MEO)

No ano letivo de 2013/2014, a IDESCOM promoveu e obteve da Portugal Telecom/MEO, o acordo para o desenvolvimento de um curso vocacional secundário de nível IV, de Técnico/a de Telecomunicações, em parceria com a Escola Secundária António Damásio, do Agrupamento de Escolas dos Olivais.​
A participação da Portugal Telecom/MEO neste projeto permitiu a formação de 24 técnicos aptos a responder às necessidades do mercado de trabalho no sector das Tecnologias de Informação e Comunicação, nomeadamente, nas áreas de eletrónica e de telecomunicações.