DRIVES.png

De 2018 a 2021, a IDESCOM foi um dos quatro parceiros nacionais do projeto DRIVES, uma blueprint para qualificar mão-de-obra para o setor automóvel. Com uma duração de quatro anos, um orçamento de quatro milhões de euros  e a participação de 11 países, o projetoproduziu um conjunto de recursos a que pode aceder aqui.

A IDESCOM assegura a sustentabilidade do legado do projeto através do Programa Ambassadors4Skills&Jobs e como membro da Automotive Skills Alliance (ASA .

future cars.jpg
2022-06-10 (4).png
ser pro.jpg

Na fase de lançamento do projeto SER PRO, a IDESCOM participou no seu desenvolvimento, assegurando o acompanhamento  de cursos profissionais desenvolvidos em articulação entre as escolas e empresas, para a construção do seu desenho curricular, monitorizando o processo e usando complementos enriquecedores da interação das parcerias criadas.

2022-06-09 (7).png
Alstom.png

De 2013 a 2017, a IDESCOM assessorou a ALSTOM Portugal, depois ALSTOM/GE,  para a criação e o desenvolvimento do curso  Técnico/a de Fabrico de Componentes de Construção Metálica, que passou a integrar o Catálogo Nacional de Qualificações (CNQ). Este projeto, desenvolvido em parceria com a Escola Secundária Sebastião da Gama, em Setúbal, pelas caraterísticas inovadoras de que o processo colaborativo entre a escola e a empresa se revestiu, foi apresentado pelo Ministério da Educação como uma boa prática, nomeadamente  ao Ministro da Educação da Turquia, H.E. Mr. Nabi Avci, e à ministra alemã da educação e investigação, Prof. Dr. Johanna Wanka.
Mais de 50 alunos dos que terminaram o curso foram recrutados pela empresa.

2022-06-09 (7).png
Telecomunicações.jfif
Logo_PT.png

PT (PORTUGAL TELECOM/MEO)

​No lançamento dos cursos vocacionais promovido pelo Ministério da Educação, em 2013/2014, a IDESCOM,  junto com a Portugal Telecom/MEO,  desenvolveu o curso Técnico/a de Telecomunicações, em parceria com a Escola Secundária António Damásio, do Agrupamento de Escolas dos Olivais.​ A participação da Portugal Telecom/MEO neste projeto permitiu a formação de 24 técnicos aptos a responder às necessidades do mercado de trabalho no sector das Tecnologias de Informação e Comunicação, nomeadamente, nas áreas de eletrónica e de telecomunicações.

2022-06-09 (7).png
Pestana.png
Alstom.png

ACADEMIAS DE FORMAÇÃO

Em 2016/2017, a IDESCOM assessorou a ALSTOM/GE na criação de uma escola corporativa, destinada à formação interna dos seus colaboradores e à formação externa de adultos interessados em adquirirem novas competências na área da metalomecânica. 

Entre 2016 e 2018 a IDESCOM assessorou o Grupo Pestana para a criação da Academia Pestana, com o objetivo do desenvolvimento de uma marca Pestana de formação profissional, dirigida preferencialmente aos seus próprios colaboradores.

formacao.jpg